quarta-feira, 13 de maio de 2015

MODA FUTURISTA: O antes e o agora



Coleção cosmos 1965

 O estilista Pierre Cardin na década de 60 com sua coleção Cosmos, já apresentou o que seria aos seus olhos e imaginação coletiva, as roupas do futuro. Muito preto contrastando com cores vibrantes como laranja, amarelo, azul bic,roxo, pink e vermelho. Luvas de couro pretas ou coloridas que encobriam até acima dos cotovelos, botas "espaciais" que nada mais eram do que as botas over the knee de hoje, porém, de verniz, um tecido absurdamente tecnológico e inovador, na época. Vestidos em A ora acinturados ou não, fora as formas geométricas em estampas e acessórios. E casacos e calças combinando em cores e textura.Tudo muito surreal à eles, mas apático, para os tempos de hoje.

Última imagem; botas originais Pierre Cardin
Okay, a moda futurista, isto é, do ano 2000, não é nada do que foi imaginado pela mente do estilista. Mas quero chegar no ponto de que essa ideia regada a muita imaginação, está de volta, desta vez com tecidos metalizados em cores e texturas diferentes que nos remetem ao universo espacial. O mais marcante e presente em inúmeros desfiles é o metálico holográfico, embora o metálico tradicional (cinza) também faz jus à tendência.
Brilho constante e cor predominante

Metalizado indo além no quesito cores, shapes e texturas
Para quem teme se jogar de corpo inteiro nessa tendência, há peças que apostam num detalhe ou outro sem cair no exagero.
Ela corre por acessórios que vão de brincos, calçados a...Cílios postiços!
Detalhe para o calçado: seria o novo sneakers? 


Mas não se prendendo ao brilho do metalizado, um outro tecido tecnológico desponta,agregando conforto, estilo e o melhor, utilidade prática, pois o famoso e requisitado Neoprene, é tecido térmico, perfeito para o inverno mesmo transitando sem problemas no verão! Sendo inicialmente usado em peças de praia como macacões de surfistas e atualmente, biquinis estruturados. 


Atente aos detalhes de linhas retas de peças únicas a nuance nada estruturada dos casacos extra grandes que refazem a figura de ombros e braços arredondados surrealista.



Releitura ou só coincidência? Conjuntinhos com peças de uma só cor nos remete ao futurismo de Pierre Cardin



Por Jéssica V. Queiroga

Nenhum comentário:

Postar um comentário