sexta-feira, 22 de maio de 2015

Moda & Cinema

Mais do que figurinistas..Estilistas do cinema! Clássicos das telonas antigos e atuais conseguem fazer a cabeça de qualquer um que tenha um faro apurado por moda, independente do gênero do filme afinal, o figurino quando bem apresentado, o mais realista e fiel possível à época citada, nos transporta a curiosidade e imaginação das mãos e visão responsável pelo look. 

De início, a profissão de figurinista nem mesmo existia, restando aos atores e todo o pessoal envolvido, ou trazer acervo próprio ou apelar para roupas alugadas.  Com a inserção de alguém responsável para criar no papel e dar vida a roupas adequadas à cada estória dos cinemas, não levou  muito tempo para que grandes nomes da moda ganhassem evidência ao contribuírem para a sétima arte.

Um exemplo foram todas as criações de Givenchy para a atriz Audrey Hepburn em sete filmes! Ok, ele é um estilista propriamente dito, porém, as peças se tratam sim de um figurino, uma vez que feitas exclusivamente para as telonas e não via comercial. 
Sabrina
Cinderela em Paris
Amor na tarde
Bonequinha de luxo
Como roubar um milhão de dólares

Destaque para Adrian Adolph Greenberg, que também adotou uma musa, assim como Givenchy, para reconhecer seu talento nas criações para a industria cinematográfica, no caso de Adrian, a atriz Joan Crowford. Sua presença imponente, dava vida as roupas que arrastavam uma legião de adeptas passando de figurino para peças pronta do outro lado da tela. Muito parecido com o que se faz hoje em comparação às noveleiras que vêm uma peça atraente numa atriz X e automaticamente encontram o tecido idêntico e enviam a costureira para obter o modelo com mesmo shape.

Acordes do coração
Figurino encontrado no Metropolitan Museuam of Art
E dá-lhe Joan Crowfoard usando seus figurinos!
Grace Kelly a Princesa de Mônaco também caiu na graça de Grande Musa nos filmes de terror de Alfred Hitchcok com figurinos estonteantes, dignos de uma princesa, idealizados pela maior figurinista já existente: Edith Head. 








Curiosidade: A figurinista Edith Head serviu de inspiração e automaticamente homenageada pela personagem estilista Edna, na animação Os Incríveis
A mais atual e talvez imortal série que aborde comportamento feminino e muita moda; Sex and the City, cujos figurinos são responsabilidade de Patricia Field. Irreverentes, deixam até a mais "careta", interessada.



A figurinista com uma das personagens da série. Mega laçarote.


As quatro amigas compõe estilos distintos

Eleito filme com melhor figurino, Vício Inerente, carrega todo a onda dos anos 70 com peças de autoria da figurinista mais bem criativa e adaptativa da atualidade; Milena Canonero. É,guarde bem esse nome, pois ela transita entre um gênero cinematográfico e outro sem perder seu brilho.

Anos 70




Maria Antonieta


O Grande Hotel Budapeste, envolve muitas cores, texturas e materiais divertidos e ousados


Vale a pena se aprofundar e pesquisar por mais criações além de ficar de olho nos novos figurinistas que despontam por aí.

Por Jéssica V. Q.

Nenhum comentário:

Postar um comentário