quinta-feira, 2 de abril de 2015

Entre Brilho & Paetês- Releitura anos 20

Olá, sou a mais nova parceira do Blog Dora Adora! Me chamo Jéssica V. Queiroga  e estarei postando quaisquer assunto relacionado à moda que contenha história, tendências e comportamento, a fim de deixar vocês por dentro desse universo plural que é a moda ;)

Agora, imagine uma década que após o fim da temida 1ª Guerra Mundial, as mulheres se voltam ao festejo e diversão constante no vestir e ser a fim de afastar as mágoas da destruição causada pela guerra. Imaginou? Agora multiplique por uma alta dose de glamour com direito a joias extras brilhantes e muito álcool além de festas intermináveis e muita dança. 


O frenesi alcançado pelo modo como as peças se movimentavam em sintonia com o corpo de rebolar dançante, é incrível. Elas não eram justas, agarradas ao corpo como na década anterior em que o busto era amassado para unir os seios, a cintura estrangulada e o quadril evidenciado, pelo contrário, eram roupas soltinhas e de aparência confortável sem ocultar a feminilidade das moças e adicionando ainda um quê de diversão à personalidade marcante conhecida como Melindrosa.


A maquiagem marcante da época com direito a olhos caídos mega expressivos e sempre pintados, cabelo curto e muito bem alinhado e um excesso de drama no tom pálido da pele ou até mesmo bronzeado, as deixavam para os padrões da época, sexy e cheias de charme.


No filme o Grande Gatsby (2013), há uma riqueza de detalhes maravilhosa que retrata o cenário da época: mulheres desinibidas que cantam, dançam, bebem e se sentem livres para viver fora dos padrões de “dona de casa” que permanece o dia todo enfornada dentro de casa cuidando das crianças, casa, marido e só; até por que com a ida dos homens à guerra, muitas começaram a trabalhar e, com isso, ganharam independência. As roupas deste romance foram assinadas por Miuccia Prada (!!!) juntamente com a figurinista Catherine Martin. Abaixo imagem dos croquis.

Mas o que as passarelas nos trazem são releituras pra lá de atuais; usáveis, por assim dizer afinal, vai me dizer que não sairia saçaricando por aí com esse conjunto de paetês, plumas e padronagens?


                                           

Emporio Armani, no entanto, partiu para uma roupa mais recatada, unindo o característico chapéu Clochê com tons pastel e fluidez dos tecidos.



 Sem contar com a adaptação da cabeleira, neste corte em especial, inspirado no glamour da atriz hollywdiana , Louise Brooks.



     Curiosidade: lantejoulas surgiram séculos atrás, na região do Mediterrâneo. Eram pequenas moedas costuradas na roupa das mulheres para exibir riqueza. Ilustrando esse requinte munido à atualidade, temos o Look da Gabrielly, usado no Chilli Beans Fashion Cruise para o Jantar de Gala!  Mais detalhes desse look cheio de charme, em breve. 








Nenhum comentário:

Postar um comentário