terça-feira, 23 de junho de 2015

OBI- Cintura à lá samurai (Cinto Faixa)

Japonesas usando o tradicional e original Obi
          A influência asiática parece ter retornado febril ao mundo fashion e estourado de vez. Uma releitura interessante e que vem conquistando a cinturinha de muitas moças é uma espécie de cinto que na verdade não passa de uma faixa – geralmente de couro- transpassada envolta da cintura bem, bem aperta mesmo, a fim de garantir o visual estruturado e alinhado.


          E o que esse acessório tem haver com o passado? Ele remonta do século V, com a chegada da adaptação dos quimonos da China. Visto ser um acessório indispensável na composição da peça, independente da classe social vigente à época, homens e mulheres usavam Obi; uma faixa grossa ou não, envolta a cintura a fim de realmente segurar o quimono, yukata ou quaisquer outra veste. A grande diferença do Obi atual, é que ele é amarrado na frente, enquanto o Obi oriental amarrado às costas. 
Obi usado antes, atualmente e sua versão das passarelas
           Às mulheres resultava num enorme e espalhafatoso laço, enquanto aos homens, um amarrar sutil. Sempre preso na linha da cintura, as mulheres usavam obis em brocados largos, com desenhos feitos no tear tendo cores e desenhos dos mais brilhantes e intricados a serem usados apenas em ocasiões formais. 
           Há ainda um acréscimo ao cinto, o Obijime; um cordão decorativo em fio de seda usado para dar acabamento e firmeza à amarra do obi, usado unicamente por mulheres e que também encontrei nessa releitura. 

Obi atual estampado, Obis em couro e Obi tradicional
           Um acessório que se torna irreverente pelo simples fato de ressaltar uma região que só tende a favorecer as mulheres; a cintura. E ele não restringe ao uso de materiais, passando do couro mais rustico e tradicional, camurça e os divertidos estampados, geralmente em tricoline ou uma viscose mais espessa para suportar as voltas sem muito amassar ou até mesmo desfiar do fio.

          Nas passarelas desde 2011, ele está presente, mas somente justamente agora, ganhou força total. Já vi muitos deles inclusive durante este mês em lojas pelo centro da cidade, no entanto, de grifes e boutiques $$$ enfeitando as vitrines.

Passarelas

        O Obi de agora tem várias formas de amarração e aparência. Do mais delicado e feminino ao mais rustico e intrínseco. Um tanto versátil, passeia entre vestidos, camisas, blusinhas, casacos pesados ou não. Não demorando para aparecer inclusive, na tevê. 



Por Jéssica V. Q.




Nenhum comentário:

Postar um comentário