terça-feira, 16 de junho de 2015

Cores Invernais & Estilo Monarca

Não é novidade que a cor de destaque da estação é a Marsala, esse tom quente e impactante que remete a um rosa mesclado a um vinho queimado mas sem ser fechado demais. 

Cor do ano 2015- MARSALA

Assim como logo se vê que a Marsala combina com todos os tons de pele e estilos em roupas e shapes que vão do mais básico ao mega elaborado. Mas e se essa cor houvesse sido criada há um milênio atrás? Ela não seria tão democrática assim, pois certamente apenas as dondocas e dândis poderiam utiliza-la. E para que essa restrição absurda acontecesse, havia as leis suntuárias; a fim de assegurar aos ricos e poderosos o direito de brilhar em suas roupas fabulosas ao garantir que os pobres e submissos - escravos- tivessem aparência "adequadamente" deselegante, feia, maltrapilha. 

                               





Quer um exemplo de punição à quem não obedecesse a " lei das cores"? O Imperador Romano Nero fez uma mulher ser arrastada para fora do teatro e despida em praça pública (!!!) por se atrever a usar o tom de púrpura imperial. 

Representação do Imperador Nero com vestes de tom púrpura, cor restrita e absoluta à ele.

Uma cor impactante e minha favorita, a Azul Royal, hoje conhecida e reformulada como Azul Klein ou Azul Bic, também estava na lista de restrição aos ricaços e poderosos, isso quando não limitada à reis e rainhas,apenas. 

Azul Royal

Mas o que fazia as cores serem detentoras dos monarcas? Sua fabricação trabalhosa e caríssima, visto na época, os tons serem subtraídos de plantas ou animais venenosos. Um exemplo era o tom de azul tirado de um molusco, apenas alguns mls de um único molusco, logo, dezenas deles eram necessários para a criação de um manto com calda em veludo para um Rei ou Rainha, por exemplo. 

Abaixo, outras cores que também faziam a cabeça dos monarcas.  

Dourado

Cor usada muito na China Imperial além de ou inteira ou detalhes em fio de ouro em peças na Inglaterra, França dentre outros países.


Vermelho, o verdadeiro tom da realeza
O vermelho era muito presente em mantos para ambos os sexos além de vestidos e coletes masculinos.

Por Jéssica V. Q.

Nenhum comentário:

Postar um comentário