segunda-feira, 6 de julho de 2015

BOMBER JACKET- Look escolar

Bomber Jacket 

A bomber jacket que desponta nas lojas com força total desde o ano passado, tem origem americana, mais precisamente, se iniciou como flying jacket, usada por pilotos da aeronáutica em 1917; seu material e design possibilitava movimentar-se sem limitações além do conforto e proteção obtidos pelo material inicialmente pesado, mas com uma característica que ela carregou e continua ativa: os punhos com elástico.
Pilotos usando Flying Jacket

Original Flying Jacket
 Com o passar do tempo, aliando a tecnologia têxtil da época, se tornou bomber jacket ao ficar mais leve e se tornar uma jaqueta de uso diário.  Como aconteceu com inúmeras peças, ela se tornou totalmente informal quando presente nas telas de cinema por Tom Cruise, no filme Asas Indomáveis (1986), e a partir daí, sofrendo moderações, entre elas o material: moletom, adotada pelos jovens nas escolas e universidades, ficou conhecida como Versity Jacket, aonde os alunos de alguma modalidade esportiva ou que pertença a uma fraternidade, a usam a fim de se reconhecerem como grupo até hoje. Sua principal característica é uma inicial bordada ou com aplique no peito da Versity Jacket além do símbolo da instituição nas costas.
Tom Cruise- Top Gun (Asas Indomáveis)usando flying jacket, estopim para a popularidade da peça
Original Versity Jacket x Versão comercial encontrada em lojas de departamento e afins
Usada a princípio pelos meninos, no mundinho fashion, repaginada e com total teor comercial, são as meninas que a comandam, com apliques como paetês, materiais como couro, camurça, piquet, veludo, cetim, spikes, e muitos outros, tornando-a menos caricata e com mais personalidade.
Modelos Bomber Jacket- Floral e Animal Print
Modelos Bomber Jacket- Dourada e Paetês
Modelo Bomber Jacket- Seda com bordados

Ela ainda me lembra filmes como Grease- No tempo da brilhantina, onde um grupo de garotas, intituladas Pink Ladies, têm sua própria bomber jacket , como um clubinho só delas. A cor rosa chiclete e o logo com uma linguagem visual divertida, cuja cada qual jaqueta leva o nome de sua dona e integrante no peito, as diferem das outras garotas do colégio. 


Grease- Nos Tempos da Brilhantina 


Jéssica V.Q.

Nenhum comentário:

Postar um comentário